top of page

Aprender com a criança o sentido de ser criança

  • Foto do escritor: Professora Josélia
    Professora Josélia
  • 10 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de out. de 2019

Sou Josélia Santos professora, da Escola de Educação Infantil Quintal da Anita, atualmente com a turminha de 3 e 4 anos, venho falar de um assunto que me faz refletir diariamente, a criança em seu bem-estar. Outubro é um mês de muita alegria, onde comemora-se “o dia das crianças”, “o dia do professor” e não poderia deixar de relatar que neste mês nossa Escola Quintal da Anita também está em festa, com a comemoração do seu aniversário de 3 anos! Contudo, venho hoje falar de um assunto que nossa escola preza e se preocupa atentamente, a FELICIDADE DA CRIANÇA.


Quando pensamos na felicidade da criança, esta não está somente relacionada em um presente ou brinquedo, mas sim, na interação do brincar.


Toda criança deve ser livre para que possa se desenvolver como tal, e não tem momento mais importante do que o momento da brincadeira. Dentro do brincar a criança explora a vida e nesta hora, eles aprendem a interagir com o mundo, de acordo com suas próprias significações; adquirindo autonomia para elaborar suas ações e organizar suas emoções.


Atualmente por meio de nossas vidas corridas, podemos perceber que são poucas as famílias que tem a possibilidade de separar um tempo para esse momento lúdico com a criança. Sabemos que o tempo é curto e que a rotina é exaustiva, no entanto, não podemos achar que o brincar não passa de um mero momento de diversão e prazer para as crianças, pois é brincando que a criança expressa seus sentimentos e reflexos da vida.


Ganhar presentes é ótimo, traz uma felicidade muito grande para as crianças, no mês de outubro, considerado mês das crianças, o comercio aproveita para semear uma preocupação em comprar brinquedos caros que muitas vezes as famílias se sentem na obrigação de acatar. Por fim, acabam se esquecendo do que realmente a criança quer, o tempo com os pais.


O momento de compartilhar e dar atenção para a criança, está ficando por trás da grande desculpa, o próprio “tempo”. Do que adianta comprar jogos ou brinquedos onde muitas vezes a criança não terá com quem brincar, por este motivo venho desabafar minha preocupação: do que realmente nossas crianças precisam?


Trago a lembrança de que para a criança não existe coisa melhor do que o amor, a atenção e o respeito. Para tornar uma brincadeira divertida não importa se o brinquedo é caro ou barato, mas sim ter a oportunidade de compartilhar o tempo da família.


É de grande alegria quando podemos receber e admirar um sorriso no rosto de uma criança, este é o melhor presente, a verdadeira presença, um momento único e por isso deve ser compartilhado. Por meio da brincadeira as crianças aprendem sentindo-se bem e felizes. São experiências como estas que proporcionam o aprender e muitas vezes, vem nos ensinar a importância da vida.



O que eles precisam é de liberdade e autonomia para descobrir o mundo, o seu potencial e suas limitações, onde realmente o objetivo de ser criança é ser criança.


O mundo dos pequenos é cheio de fantasia, alegria e de imaginação, por isso conseguem ver um mundo colorido, acreditando que se pode fazer tudo acontecer; fazendo parte de sua imaginação. Assim sendo, o importante para a criança é que o adulto também consiga fazer parte deste “mundo”.


Contudo, gostaríamos de deixar uma grande dica para você leitor, que de alguma forma faz parte do mundo de uma criança. Não importa quanto tempo, minutos ou segundos você tenha disponível, o importante é saber aproveitar o momento, deixar a criança aproveitar sua presença verdadeiramente, interagir e compartilhar, viver novas aventuras tornando este momento único, tente ao menos olhar o mundo por meio dos olhos das nossas pequenas crianças onde o mundo é belo e verdadeiro em seu sentido literal.


Não vamos desperdiçar a chance que a vida nos oferece de voltarmos a ser crianças novamente, seja você parte da família ou não, parente ou amigo, o importante é aproveitar o momento e aprender com a criança o sentido de ser criança.


Nossa criança está em nós em nossas lembranças, as brincadeiras divertidas: jogar bola, soltar pipa, pular corda, esconde-esconde, amarelinha, ciranda de roda, andar de bicicleta, jogar bolinha de gude, entre outas brincadeiras que para muitos de nós, foram momentos de alegria. Não deixe o tempo impor limites nos momentos de alegria ao lado de uma criança, mas saiba administrar o tempo tornando os momentos mas felizes para você e para ela.

Comments


Contate-nos
Horário de funcionamento: 7:00 às 18:00

Telefone (14) 3226-1731 ou (14) 98812-4597

Obrigado por enviar!

Acompanhe nosso dia a dia!!

Agende uma visita e encante-se por nossa escola!

Rua Joaquim Corrêa da Silva, 2-44, Vila Serrão, Bauru, SP.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram

Acompanhe nosso dia a dia:

Quintal da Anita

1.png
1.png
bottom of page