Conquistando nosso espaço
- Professora Isabel
- 7 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Refletindo sobre o tema deste texto percebi as inúmeras conquistas que já presenciei só neste ano de 2019. A Escola Quintal da Anita me proporciona momentos únicos, momentos esses que me mantém dentro da educação. Por inúmeros fatores pensei em desistir, quando me tornei professora imaginava um universo totalmente diferente do que vivo, pois como sempre, a teoria cai por terra quando nos debruçamos em nossos objetivos, percebemos que a realidade que aprendemos nas aulas da faculdade não é a mesma com a qual temos contato. Sabemos disso na hora exata em que estamos na aula, no entanto nos agarramos na esperança de que a teoria será sempre parceira da prática.
Existem pontos negativos dentro da educação, sim, mas os pontos positivos são tão grandes que nos emocionam quando ocorrem. As conquistas são pontos fundamentais para mim enquanto professora da educação infantil.
Me chamo Isabel e tenho 25 anos, atualmente sou professora da turminha mais alegre e disposta do universo. Quando eles me agradecem por “n” fatores percebo ali a minha conquista pessoal, o reconhecimento dos meus alunos me move e me liberta. Quando percebo que evoluem em algo trabalhado em conjunto percebo ali além de uma conquista minha, uma grande conquista deles. Fator esse que é sinônimo de liberdade. Educação liberta, empodera e ver o brilho nos olhos de crianças tão pequenas e disponíveis é GRANDE.
Os alunos conquistaram sua liberdade dentro do ambiente escolar, consequentemente fora da escola também, sabem ir e vir sozinhos, reconhecem os ambientes e percebem emoções. Me tornei professora desta turma no início do ano letivo e as conquistas de lá para cá são de aquecer o coração de uma professora “babona” que ama o que faz. São inteligentes o suficiente para compreender estímulos e buscar suas conquistas, correm, sobem, descem, falam e estão aprendendo a escutar, ou seja, ouvir com atenção, além de compreender e processar a informação internamente. Hoje são estimulados por jogos, cantigas, cirandas e brincadeiras com significados, conquistando assim seu espaço no mundo e se percebendo enquanto indivíduos. Isso se chama conquista, quando se percebem e se reconhecem se chama conquista, conquistas estas que são buscadas por eles próprios, pois dentro da nossa pedagogia entendemos que não se faz necessário fazer algo pela criança que ela mesma pode fazer. Compreendemos que a cada tombo a criança levanta com mais vontade de aprender e alcançar seu objetivo, com mais segurança e disciplina para novas conquistas.

Nossas crianças são dotadas de infinitas potencialidades, cabe a nós educadores estimulá-los na medida certa, nem muito tão pouco zero estímulos. Deve haver equilíbrio entre nossos estímulos para que a criança por si só conquiste e lapide suas potencialidades. Para Maria Montessori a educação não se limita às conquistas materiais, mas sim às conquistas individuais que são “encontrar um lugar no mundo”, “desenvolver um trabalho gratificante” e “nutrir paz e densidade interior para ter a capacidade de amar”. Através de nossos estímulos buscamos que nossos alunos conquistem o senso de responsabilidade por seu próprio aprendizado e por sua autoconfiança, tornando assim seres humanos conscientes de que podem e devem conquistar o que quiserem.

“Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo...”
Maria Montessori
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