top of page

Criança só brinca?

  • Foto do escritor: Professora Juliana
    Professora Juliana
  • 14 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

Quando falamos em escola para criança pequena, falamos em espaços que proporcionam a ela, um desenvolvimento integral, visando o aprender, mas principalmente, o brincar. Sim, o brincar! Pois é por meio dele que a criança pequena aprende e vivencia o mundo.


Seja ele um brincar dentro ou um brincar fora, isso é, em espaços fechados ou abertos, o importante é que a criança tenha a liberdade com o que brincar. Não é necessário que tenha brinquedos “moldados / prontos”, uma simples pedra pode ser um barco, um carro ou até uma casa. Para que a brincadeira aconteça, pequenos utensílios já se tornam obra da vasta imaginação infantil. É importante ressaltar que é de grande valia o tamanho do espaço reservado para o brincar e seu tempo.


Utensílios: tudo vira brinquedo. Temos como exemplos: panos, pedras, madeiras, saquinhos de areia, bolinhas, baldes / panelas, colheres, entre outros utensílios que possam formar cantinhos.

Espaço: o tamanho do espaço deve ser proporcional a quantidade de crianças, tendo área para correr e cantinhos para criar.

Tempo: para que a brincadeira surja demanda tempo, para que se elabore o brincar, para montar a estrutura e finalmente deliciar-se com a brincadeira.


O ato de brincar é sadio para todas as idades, onde cada uma brinca e se manifesta conforme seus interesses e habilidades, por sua vez toda brincadeira vem de encontro com o desenvolvimento em um âmbito social, proporcionando a interação entre as idades, com cooperação e responsabilidade um pelo outro. Quando se brinca, a criança se planeja, explora, conhece a si mesmo em seus limites de força e se desenvolve dentro de suas capacidades.





O brincar de cada idade:


~ 0 – 1 anos: A descoberta do corpo! A grande brincadeira nesta idade é o próprio corpo da criança, onde com poucos meses ela se descobre colocando seu pezinho na boca ou mexendo os braços. Após esse movimento, o desafio é a locomoção, assim sua grande concentração está em alcançar objetos seja no chão ou em mobiles, em giros e bumbuns levantados como ursos. O corpo trabalha como um todo para que o grande objetivo (alcançar o objeto) seja realizado.





~ 1 – 2 anos: Pegar, tirar e apoiar-se; pegar, tirar e apoiar-se! Dessa forma seu equilíbrio vem chegando até o grande momento do andar. Obstáculos são os maiores desejos desta idade, subir, descer, abaixar, andar na ponta dos pés ou até mesmo correr antes de andar. Brincar de ir e vir, descobrindo cada lugar, cada cantinho mágico onde o pequeno corpinho pode se enfiar. Tudo vira risada, abrir a torneira, esconder-se de baixo da mesa, ou só sair correndo.


~ 2 – 3 anos: Um mundo espelhado! Isso é a criança nesta idade, reproduz exatamente o que viu ou vivenciou em suas brincadeiras, sendo elas as mais comuns, de casinha, imitando a própria casa, professora, restaurante, cozinheira, entre outras, trazendo assim para seu mundo a imitação do mundo adulto.


~3 – 4 anos: Nesta idade o modo de brincar começa a ganhar um novo formato, pois agora com o conhecimento de mundo, a criança está se percebendo como indivíduo consciente de suas ações. Isso reflete diretamente em suas brincadeiras, onde toda brincadeira de imitação é consciente de suas atitudes, como por exemplo, ela brinca de casinha, mas tem a sua personalidade de mamãe e não mais imitando a sua mãe. Dentre suas brincadeiras favoritas estão as diversas cabanas, nós ou bruxas e fadas com poderes de transformações. Pois como dito, a criança se transforma adquirindo sua individualidade.





~ 4 – 7 anos: Planejamentos! Uma vez que a criança já conhece a ela e ao mundo, ela passa grande parte do tempo planejando o que vai brincar, elaborando regras e meios como se pode brincar, quem pode brincar, onde a brincadeira irá acontecer, discutindo entre eles o que pode ou não fazer ou ser alterado no meio do caminho. Dessa forma, por muitas vezes, quando a brincadeira esta inteira montada e as regras claras, é como se eles presenteassem os mais novos com a brincadeira e logo partem para outra elaboração.



Contudo, quando pensamos em desenvolvimento infantil, pensamos em cultura lúdica, isso é o brincar da criança. É por meio dele que a criança vai ganhando e trabalhando sua liderança, criatividade, flexibilidade e dialogo, tendo por si o direito da decisão, isso é, o poder de escolha no que brincar e como será a brincadeira.


Por fim, é válida a colocação que criança não só brinca, mais brinca para aprender a pensar e enriquecer seu mundo.

Comentarios


Contate-nos
Horário de funcionamento: 7:00 às 18:00

Telefone (14) 3226-1731 ou (14) 98812-4597

Obrigado por enviar!

Acompanhe nosso dia a dia!!

Agende uma visita e encante-se por nossa escola!

Rua Joaquim Corrêa da Silva, 2-44, Vila Serrão, Bauru, SP.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram

Acompanhe nosso dia a dia:

Quintal da Anita

1.png
1.png
bottom of page