Escola, uma nova fase se inicia
- Professora Carolina
- 29 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Mudanças nem sempre são fáceis, principalmente quando falamos sobre escola. O período de adaptação, seja para um bebê ou uma criança um pouco mais velha, deve ser trabalhado com muita atenção aos detalhes e às particularidades que esse momento exige.
A adaptação é um trabalho em equipe entre família, escola e criança, com o único objetivo de prezar pelo bem estar dos pequenos.
Mas assim como cada criança, cada família tem seu tempo de adaptação, porém é sempre importante lembrar que os pequenos sentem a insegurança dos pais, por mais que estes tentem esconder. Por isso é preciso conhecer muito bem e confiar na instituição em que matriculou seu filho, para que ele perceba que estará tudo bem ficar ali por um tempo.
Para algumas o ambiente novo desperta a curiosidade em harmonia com a liberdade, já para outras, estar longe dos pais é algo muito novo e difícil de compreender, por isso a forma de intervenção com cada um deve ser particular.
A escola precisa estar preparada para receber novos alunos, pois cada criança é uma nova surpresa, as personalidades são únicas e com isso, os processos de adaptação também são.
Ao receber todos da mesma forma, a equipe escolar deixa de compreender a personalidade de cada criança, podendo até mesmo transformar essa experiência em algo traumatizante. Por isso, é preciso estudar os costumes dos pequenos em casa, conhecer sua rotina, como dorme, o que faz ao acordar, como come ou do que mais gosta de brincar. Os detalhes fazem toda a diferença no período adaptativo, pois são eles que farão com que as vivências na escola “lembrem” a casa, ajudando a criança a desenvolver confiança no ambiente e nas pessoas que ali estão.
Todos conversados, detalhes estudados, equipe preparada, chegou a hora de por tudo em prática!
Os primeiros momentos do bebê ou da criança na escola, devem ser junto dos pais ou responsáveis. Ao se deparar com um ambiente completamente novo, é preciso que tenha algo ou alguém em quem confiar, no caso, pessoas próximas em quem o bebê ou a criança já confiam. Assim, ao explorar o ambiente, o pequeno sente-se confiante e disposto a conhecer o novo local.
Durante os primeiros dias de adaptação, é preciso explorar lugares abertos, ventilados, onde o bebê ou a criança sintam-se livres para expressar suas emoções. Uma sala fechada ou um ambiente pequeno, normalmente estressam mais os pequenos, pois estes sentem-se reprimidos, além de estarem longe de casa. Por isso aposte em dias de brincadeiras, exploração livre do novo local ou com brinquedos sonoros, tudo sem pressão, neste momento é preciso caminhar junto à criança, no tempo dela.
Aumente o tempo na escola progressivamente. Ficar por um período inteiro logo no primeiro dia pode ser um tanto quanto demais para qualquer criança. Por mais que se explique, as crianças e principalmente os bebês, ainda não tem noção de quanto tempo o tempo dura. Por isso, para ela, pode parecer que aquele momento longe da família nunca terá fim. Mas com o passar dos dias, ela compreenderá a rotina da escola e, com isso, terá a certeza de que em determinado momento, a mamãe ou o papai aparecerão no portão.
Todo o processo deve ser realizado por profissionais que compreendam a necessidade de cada criança e desenvolvam atividades específicas para que os primeiros dias longe dos pais sejam mais reconfortantes e aconteçam de forma natural. Reconhecer as necessidades de uma criança não é uma tarefa fácil, por isso o período de adaptação em uma nova escola deve ser acompanhado por profissionais.
Por fim, a comunicação entre escola e família deve ser contínua! Dessa forma, todos podem trabalhar juntos pelo bem estar da criança, na escola e em casa. Além de tranquilizar os pais enquanto as crianças estão na escola, a equipe escolar também deve se informar de como foi o período pós escola para se preparar para mais um dia de adaptação.

Após o período adaptativo, a escola torna-se uma segunda casa para a criança e os dias ali vivenciados, serão parte essencial da infância.
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