Meu quintal, minha sala de aula
- Professora Juliana
- 25 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Outubro é um mês de grandes comemorações aqui no Quintal, pois tudo começou em meados de 1900 com a chegada de Ramona ao Brasil, vinda da Espanha. Sou Anna Tancredi a 9ª filha de Anita. Hoje venho contar um pouco de nossa trajetória até aqui.
A Escola Quintal da Anita foi inaugurada dia 15 outubro de 2016. Nesse ano pudemos consolidar o sonho da Anita.
Quando ainda bem pequena Anita, órfã esteve sob a guarda de famílias, sendo passada de mão em mão. Com apenas cinco anos de idade era de sua responsabilidade conduzir os meninos e meninas que ela cuidava à escola. Esta situação lhe gerava um sentimento de angustia, pois esse fato lhe produzia a dor por não ser ela mesma indo à escola, isto não fazia parte da sua rotina. Por sua vez, logo cedo já tinha que buscar lenha, água, fazer o café, varrer a casa e quando lavava a louça mal alcançava a pia.
Assim foi crescendo, Anita cheia de graça e esperança de um dia ir à escola, fazendo do seu quintal, onde trabalhava, sua escola. Os animais de que cuidava, seus colegas de turma e a natureza, sua professora, porém a cada dia um serviço novo e um dia mais longe da escola. Quando moça se casou e ainda com a esperança de ser estudante, pode então, ter em casa uma professora que lhe ensinou a ler e escrever, mas não contente pois o desejo de ter ido à escola foi sendo engolido por suas tarefas de casa e filhos.
Diante esta vida de cuidar de filhos e da casa, a escola passava a ser um lindo sonho bem longe de sua realidade. Anita transferiu toda a sua paixão de estudar para seus filhos, levando-os a escola com zelo e capricho, tendo a educação e a música como vitalidade em sua casa.
Nossa casa era um lugar cheio de plantas e animais cuidados com muito carinho, tínhamos uma linda jabuticabeira bem no meio do quintal, que era nossa alegria para tantas brincadeiras. Um quintal enorme onde podíamos correr, andar de bicicleta, carrinho de rolimã e fazer teatrinhos na janela. Assim fomos crescendo com brincadeiras e histórias que se ouvia no banco da jabuticabeira.
Toda aquela alegria em nós filhos, acalmava o desejo de um sonho que se passou ao se transferir este grande amor para nós e seus netos. Minha mãe Anita, junto a nós era a professora da vida, quando aprendia e ensinava por meio das brincadeiras e histórias contadas.
A Escola Quintal da Anita é uma homenagem a ela, uma pessoa guerreira, cuidadosa e carinhosa com as crianças, animais e as plantas. Aqui no Quintal o trabalho com as crianças é pensado na ação mais importante, a criança, em seu pleno desenvolvimento integral, pois temos em nosso Quintal um quintal que ensina por meio da natureza, compartilha por meio dos animais, ao tempo que permite nossas crianças em serem crianças, pisar na terra e colher acerola, ouvindo lindas histórias no banco de nossa amoreira.
A missão de minha mãe Anita se transferiu não só a mim mas também a sua neta Juliana. Juntas, idealizamos o Quintal da Anita, como uma singela homenagem que respeita a criança permitindo-a ser criança, aprender, respeitar, ter opinião, enquanto a vida como bela e verdadeira nos ensina a viver sendo o nosso Quintal o Quintal de cada um de nossos alunos.
“Aqui se aprende fazendo!” – Maria Montessori
Comments